Otimismo

16/01/2010 12:39

Vamos começar a evitar alguns verbos que terminem em “ar”: praguejar, xingar, contrariar, desanimar.

Vivemos os últimos tempos mergulhados no assunto “crise”, no assunto “gripe A”, sem falar nas exigências diárias que envolvem auto-estima, filhos, marido, casa e trabalho. Não precisamos enfiar a cabeça na areia diante das nossas atribulações, mas certamente nos falta um pouco da profecia do otimismo.
Comece admitindo que “dificuldades” são, na verdade, desafios. Ao invés de pensar em “problemas”, anteveja soluções. Não deixe as queixas prevalecerem ao resto.
Outros dos princípios básicos do otimismo residem nas idéias prontas e na sabedoria popular. Nesse rol estão nos livros de auto-ajuda que, sinceramente ajudam mesmo!

Cultive a paciência. Acredite em um projeto. Acredite em muitos projetos. Tenha sonhos. Sonhe muito alto. Potencialize sua capacidade de se tornar gestora absoluta do seu tempo.

Faça do otimismo uma opção de vida, o resto vai se tornar pequeno.
Coloque no papel aquilo que você não vai mais admitir na sua vida, coisas das quais não compactua. A visualização da lista fará você perceber que seus objetivos não são tão complicados assim.
Saiba quando desligar a TV para dialogar. Prolongue os horários das refeições com a família. Para o casal: leiam lado a lado, cada qual o seu livro. Seja inventiva.

Deixe de se comunicar tanto pelo MSN, pelo celular, por emails e saiba estar frente a frente, ouvir e partilhar olhando nos olhos. Aliás, não entendo da onde vem a urgência de termos de falar ao celular a todo momento. Usufrua os momentos bons e deixe o telefone para mais tarde. Afinal, há não muito tempo atrás não dispúnhamos de nenhuma tecnologia e os compromissos profissionais eram honrados da mesma maneira.

Lembre-se, por fim, da velha fórmula: podemos olhar para o copo meio cheio ou meio vazio. É opção de cada um. E tenha, apenas, a certeza que o otimismo protege as pessoas, não as deixam cair na apatia, da desesperança ou na depressão diante das agruras da vida. Sorria!